janeiro 24, 2014

scrapbooking para quem quer começar #2: termos e medidas

Volto hoje com mais um post, o segundo, duma série de posts para quem está a começar a fazer scrapbook, o primeiro pode ler aqui. Hoje eu vou tentar falar uma série de termos que nós, scrappers, usamos. Quem chegou aqui esta semana pode ler o post da semana passada com a minha definição de scrapbook e porque eu acho que todo mundo que quer pode abraçar o hobby. Antes de começar, hoje eu vou dizer que o assunto é um pouco chato, mas é apenas uma introdução a medidas e termos que você certamente ouviu ou ouvirá, e vou tentar esclarecer em algumas coisinhas.

Primeiro eu vou começar com um termo que eu uso muitas vezes, nem sempre no contexto exacto: layouts. Layouts, ou LO, são projectos de scrapbook, uma parte do álbum, pode ter diversos tamanhos, eu costumo traduzir como páginas., sendo o mais conhecido o tamanho 12x12 inch, traduzido por polegadas, que convertidos para centímetros são 30,5x30,5cm. Quem quer aprender ou praticar scrapbook tem que ficar familiarizada com as medidas do sistema imperial britânico porque o scrapbook popularizou nos Estados Unidos e é lá onde a maioria do material é fabricado e a maioria do mercado se concentra. Há réguas no mercado com o sistema métrico e o sistema imperial britânico, mas se tiver dúvidas em conversões, a minha dica é usar o google. Coloque no local de pesquisa a seguinte frase: “convert x inch to cm”, onde x é a medida que quer converter e magicamente a medida aparece. A tecnologia não ajuda? O contrário também acontece, na verdade esta frase deve ser usada: convert (número) (sistema) to (sistema).

layout 12x12


Voltemos as medidas, além do tamanho 12x12 polegadas, as páginas ou layouts também pode ter 8x8 polegadas (aproximadamente 20 centímetros), 6x6 polegadas (aproximadamente 15 centímetros), 6x12 polegadas, letter (carta) também chamado 8.5x11 polegadas ou o tamanho europeu A4 (cerca de 29,7x21cm), ou a metade A5, ou certamente uma infinidade de tamanhos. O tamanho 12x12 é o mais conhecido e em alguns países o único usado, mas não exclusivo, você pode criar em diversos tamanhos.

layout A4


Um layout também pode ter páginas duplas, por exemplo num álbum de tamanho 12x12 polegadas, se eu usar as páginas esquerda e direita, o layout teria a medida de 24x12 polegadas. Cada página destas pode ser considerado um layout que farão parte de um todo que é um álbum. Por exemplo, se você usa um smash* como álbum, cada página pode ser um layout. E se pensarmos num miniálbum, cada página deste miniálbum pode ser um layout. O que deve ficar claro é que a minha tradução de layout para página não significa exatamente uma página, duas páginas podem ser usadas para fazer um layout ou uma página de scrapbook.

layout 24x12 polegadas


E este negócio de miniálbum? Tem haver com o tamanho das páginas, mas não só. Costumam dizer que por exemplo o tamanho 8x8 é um miniálbum, mas eu particularmente não uso nestes termos. Eu acho que um miniálbum mais do que o tamanho das folhas tem também a ver com o número de folhas. Também eu acredito que tem a ver como a confecção. Por exemplo, eu faço cada página/layout separadamente e penso nelas separadamente e depois elas são colocadas num mesmo álbum que tem um assunto mais genérico, tipo sobre mim, ou a minha vida em 2013. Para mim, os miniálbuns são feitos pensando no todo, eu organizo as páginas juntas e tem um assunto mais específico, tipo a minha viagem a Barcelona, ou 10 coisas sobre mim.
miniálbum de aniversário


Como eu disse anteriormente, o scrapbook se popularizou nos Estados Unidos, e por isso muitas definições e palavras são usadas no inglês. Eu poderia traduzir scrapbook para livro de recortes, mas não é o termo mais usado. É claro que nem todo mundo sabe inglês, mas acho que ajuda muito aprender alguns dos termos usados em inglês. Eu vou tentar me expressar e usar os termos em português, mas confesso que como eu basicamente leio e frequento fóruns americanos, às vezes estou tão acostumada que esqueço que nem todo brasileiro ou português tem que saber estes termos.

Para terminar eu sugiro para quem quer começar procurar fóruns de scrapbook. Há diversos fóruns sobre o assunto em diversas línguas. O que eu sugiro é procurar e testar, no fim acabará por participar daquele que você se sente mais a vontade. Em Portugal o meu preferido é o PaperScrappers, no Brasil há tantos que eu não sei por onde começar, até porque aquele onde comecei de momento não está atualizado, mas serve para quem quer pesquisar, o Scrapbook Brasil. Além de aprender, estes fóruns é uma ótima maneira de conviver nem que seja virtualmente com pessoas do mesmo hobby e se inspirar nas outras pessoas que compõe o Fórum.

Espero que tenham gostado desta pequena explanação sobre alguns termos e medidas. Confesso há muito mais a aprender sobre isso, mas eu aqui só queria fazer uma pequena introdução sem ser muito chata. Agora se ficou interessada na matéria, na próxima semana eu tenho preparado um post com o que penso que você necessita para começar.


* smash: uma espécie de livro que pode funcionar também com um diário ou art journaling.

Para ver o primeiro artigo: Para quem quer começar.
Para ver o segundo artigo: Termos e Medidas.
Para ver o terceiro artigo: Materiais Essenciais e Necessários.
Para ver o quarto artigo: Scraplift e Sketch.


....................................

Hello English friends, today I have a Portuguese article talking about scrapbook for who want to start on scrapbook. Since have so much about it on English, but so little on , Portuguese, I want to contribute for spreading about scrapbooking on my mother language. Hope you understand, I came back next week with more inspiring things! See you!

Nenhum comentário:

Mensagens populares