fevereiro 07, 2014

scrapbooking para quem quer começar #3: materiais essenciais e necessários

Hoje eu venho com o terceiro post da série para quem está a começar. Para quem ainda não leu, o primeiro post falava um pouco sobre o que eu acho que é scrapbook e porque eu acho que todo mundo pode tentar fazer scrapbook se estiver interessada, o segundo fala um pouco de termos e medidas usadas. Hoje eu venho com o terceiro post sobre o que eu considero essencial para você começar a preparar os seus layouts. Prepare a lista!

Comecemos o dia de hoje com uma história. Como podem ver eu adoro uma história! Eu vi pela primeira vez um álbum de scrapbooking em 2003 quando morei nos Estados Unidos, na altura não sabia exatamente o que era, e apesar disso fiz um álbum pra mim e só fiquei com nome scrapbook por causa da sessão onde comprava o material na Target, scrapbook. Quando realmente recomecei a fazer scrapbook, por volta do fim de 2008 ou início de 2009, toda a motivação era contar a história daquelas fotos. Neste primeiro momento, sem muito tempo para net, eu encontrei um site chamado scrapbook.com, mas tudo o que eu fazia era com as fotos que eu tinha em mão e com as quais queria contar uma história, procurar uma maneira mais agradável de fazer uma página com elas, eu fazia scraplift* apesar de nem saber o que era isso. Conto esta história apenas para exemplificar o que me era importante, as fotos e a história. Neste primeiro momento minha única ferramenta era uma tesoura de papel, que eu achava razoável, mas que depois descobri era grande demais, pelo menos é o que diziam, para mim ela é perfeita. Também tinha um x-acto destes bem normais e fuleiros, depois comprei um estilete recomendado numa loja de pintura e artesanato, que sinceramente é fabuloso e neste processo usei muita cartolina, cola, fita cola, cola stick, e coisas que fui descobrir talvez um ano depois quando realmente passei a ler, me informar sobre o assunto, que era completamente terrível.

meu primeiro layout/my first layout


Voltemos ao princípio, porque eu faço scrapbooking, para preservar minhas fotos e contar uma história. Conto esta história porque apesar de depois aprender muita coisa, técnica e descobri o meu estilo há coisas que foram essenciais aprender e outras que podem valer a pena despender um pouco de dinheiro, mas pode não valer nada.

Em termos de material eu digo que o melhor é apostar em accid free, livre de ácido. Indispensavelmente aquele que está em contato com a foto, por isso fita cola e papel que estão junto a foto, se o objetivo é preservar suas memórias, devem ser em material accid free. Passemos a tesoura e o estilete, você não precisa do topo de gama para criar, o ideal é uma ferramenta que você segure e crie bem com ela. A minha velhinha não foi desenhada para scrapbook, mas eu me adaptei a ela e apesar de ter outra recomendada e comprada depois, uso a minha antiga quase sempre, só para recorte de detalhes é que a outra é usada. O mesmo vale para o estilete. Outra coisa que acho essencial também é uma boa caneta para que a tinta não apague com o tempo, isso se não usar computador ou a velha máquina de escrever.

Tem outros materiais que são importantes. Um deles é uma base de corte, com as medidas e para proteger a sua mesa de trabalho, mas não tenho uma e vivo sem ela. Eu todo mês penso em comprar uma, mas eu já coloquei na cabeça o que quero e por quanto quero, e acabo por adiar mais um mês porque não acho “a ideal”. Também acho importante uma régua de alumínio para não cortá-la com o estilete. O que eu quero dizer é que há materiais que são essenciais: como o papel accid free, a tesoura, o estilete, a fita cola accid free e a caneta, sem estes materiais você não criar nada, ou não cria algo que dure; e outros que são importantes ter, mas não essenciais, por isso se quiser começar sem, você pode. Ok, régua é essencial ter, mas se não tiver de alumínio você cria sem ela, só vai ter que trocá-la com frequência.

Portanto, a minha dica talvez vai de contra a várias outras que você lerá. É que você neste primeiro momento não precisa do topo de gama para começar, ou disso, ou aquilo. Depois deste primeiro momento de ignorância sobre scrapbook, eu fui bombardeada com artigos e posts com dicas daquela ferramenta, ou daquela outra, ou daquele produto que apesar de usar num primeiro momento, depois se revelou desnecessário para mim. Porque, como você vai saber, a todo um hobby por trás do scrapbook, que é comprar material de scrapbook que você não usará, é o chamado scrapshopholic. É inevitável, isso acontece com todas, o que eu quero dizer é que se você está a começar deixe de lado a questão de eu não tenho isso ou aquilo, se o objetivo é preservar as suas fotos, para começar você só vai precisar da sua lista de essenciais: papel accid free, tesoura, estilete, fita cola accid free, régua e a caneta. E junto a isso a criatividade, o resto é bom, mas pode vir com o tempo, e certamente não é essencial para guardar as suas memórias.

Então pode munir-se do seu material essencial, as suas fotos e as suas histórias. Ainda não sabe o que fazer? Na próxima semana eu certamente tenho aqui algumas dicas de como começar.


* scraplift: lift pode ser traduzido como plágio, mas neste caso, seria usar um layout de outra scrapper como inspiração para criar o seu. O importante é sempre referir de quem fez o scraplift se você divulgar seu trabalho.

Para ver o primeiro artigo: Para quem quer começar.
Para ver o segundo artigo: Termos e Medidas.
Para ver o terceiro artigo: Materiais Essenciais e Necessários.
Para ver o quarto artigo: Scraplift e Sketch.

............................................


Hello English friends, today I have a Portuguese article talking about scrapbook for who want to start on scrapbook. Since have so much about it on English, but so little on , Portuguese, I want to contribute for spreading about scrapbooking on my mother language. Hope you understand, I came back next week with more inspiring things! See you!

2 comentários:

Gideoni disse...

Adorei essa postagem!!

nada disse...

Que bom Gideoni que gostaste! Espero que seja útil! :)
Muito Obrigada pelo comentário!

Mensagens populares