janeiro 31, 2014

Desafio "Passa a Palavra"

O ano chegou e finalmente estou reabrindo a temporada de vídeos no meu canal do YouTube. Eu começo com um desafio muito legal proposto pela Marisa do PaperScrappers. O desafio consiste em responder algumas perguntas sobre scrap e mostrar a cara de pessoas que fazem scrapbooking em linha portuguesa. Aqui vai o meu video:


Aproveito para convidar todo mundo a assistir os outros vídeos, começando pela Marisa: http://youtu.be/kwVIo3OhCNI, e depois vai seguindo os outros vídeos. A próxima será a Eleonora Pereira, vai entrando no canal dela, http://www.youtube.com/user/leleonora, e dê uma espiada nos vídeos que na próxima semana você vai poder conhecê-la! Um ótimo fim de semana para todos!

..........................................

Hello English Friends! Today I came with a video. It's a challenge and for that I'am talking a little bit about me and scrapbooking on Portuguese. I'm participating with some Brazilian and Portuguese scrappers. Anyway, if you want to see feel free, maybe you can get something, learn Portuguese or you can just see me! :)
Have a great weekend!

janeiro 29, 2014

troca de tag PaperScrappers 2013: Novembro e Dezembro

Olá Scrappers! Hoje venho apresentar as últimas tag de 2013 que eu fiz para troca PaperScrappers de Novembro e Dezembro. Estas últimas foram bem simples porque  não tinha ainda o material que gosto de usar nas tags e acabei usando o que eu tinha. Foi muito legal participar deste desafio de fazer 12 tags e apesar de não ter todas as minhas em mãos, sei que elas estão chegando. Aqui fica as tags que receberam a Nídia e a Marisa.

Hello Scrappers! Here is the tag I made for PaperScrappers Swap on 2013, November and December. They are the last tags I made and since I didn´t have mixed media items, I use what I have for them. Here are them:



Aproveito a oportunidade para recomendar a todos uma passada pelo PaperScrappers para buscar inspiração. E ver as novidades por lá.



I had so much fun  last year with all the tags and I love all that I receive. It's happening new swap for 2014. Hope to see you there!

janeiro 27, 2014

eu quero aprender isso #2: como fotografar seu animal de estimação

Olá scrappers! Eu venho agora com uma dica de post que eu achei interessante e quero divulgar aqui neste espaço. É mais ou menos um top blogsfera mais focado a um post. Hoje eu venho com um post do site Picture Correct, ótimo blog para quem gosta de fotografia. E meu post destacado é esse, para quem tem animais, fotografá-los pode ser um desafio, mas nada como uma dica para retratar seu bichinho e sua personalidade. 




Para uma boa fotografia você vai precisar de paciência, ficar no nível do animal - abaixe se for preciso, foque nos olhos de seu bichinho, use o ambiente para compor sua fotografia e muita luz natural. Para saber mais passe lá no blog e leia este post indispensável para quem tem animais!


...........................................................

Hello scrappers! Today I show this post I found on Picture Correct, a great blog about photgraph. Today's tip is to improve your skills to take picture of your pet. Great tips like using natural light, focus on his eyes, take picture on his levels, and more will help take better photo of your pet. Hope you like, see you soon!

janeiro 24, 2014

scrapbooking para quem quer começar #2: termos e medidas

Volto hoje com mais um post, o segundo, duma série de posts para quem está a começar a fazer scrapbook, o primeiro pode ler aqui. Hoje eu vou tentar falar uma série de termos que nós, scrappers, usamos. Quem chegou aqui esta semana pode ler o post da semana passada com a minha definição de scrapbook e porque eu acho que todo mundo que quer pode abraçar o hobby. Antes de começar, hoje eu vou dizer que o assunto é um pouco chato, mas é apenas uma introdução a medidas e termos que você certamente ouviu ou ouvirá, e vou tentar esclarecer em algumas coisinhas.

Primeiro eu vou começar com um termo que eu uso muitas vezes, nem sempre no contexto exacto: layouts. Layouts, ou LO, são projectos de scrapbook, uma parte do álbum, pode ter diversos tamanhos, eu costumo traduzir como páginas., sendo o mais conhecido o tamanho 12x12 inch, traduzido por polegadas, que convertidos para centímetros são 30,5x30,5cm. Quem quer aprender ou praticar scrapbook tem que ficar familiarizada com as medidas do sistema imperial britânico porque o scrapbook popularizou nos Estados Unidos e é lá onde a maioria do material é fabricado e a maioria do mercado se concentra. Há réguas no mercado com o sistema métrico e o sistema imperial britânico, mas se tiver dúvidas em conversões, a minha dica é usar o google. Coloque no local de pesquisa a seguinte frase: “convert x inch to cm”, onde x é a medida que quer converter e magicamente a medida aparece. A tecnologia não ajuda? O contrário também acontece, na verdade esta frase deve ser usada: convert (número) (sistema) to (sistema).

layout 12x12


Voltemos as medidas, além do tamanho 12x12 polegadas, as páginas ou layouts também pode ter 8x8 polegadas (aproximadamente 20 centímetros), 6x6 polegadas (aproximadamente 15 centímetros), 6x12 polegadas, letter (carta) também chamado 8.5x11 polegadas ou o tamanho europeu A4 (cerca de 29,7x21cm), ou a metade A5, ou certamente uma infinidade de tamanhos. O tamanho 12x12 é o mais conhecido e em alguns países o único usado, mas não exclusivo, você pode criar em diversos tamanhos.

layout A4


Um layout também pode ter páginas duplas, por exemplo num álbum de tamanho 12x12 polegadas, se eu usar as páginas esquerda e direita, o layout teria a medida de 24x12 polegadas. Cada página destas pode ser considerado um layout que farão parte de um todo que é um álbum. Por exemplo, se você usa um smash* como álbum, cada página pode ser um layout. E se pensarmos num miniálbum, cada página deste miniálbum pode ser um layout. O que deve ficar claro é que a minha tradução de layout para página não significa exatamente uma página, duas páginas podem ser usadas para fazer um layout ou uma página de scrapbook.

layout 24x12 polegadas


E este negócio de miniálbum? Tem haver com o tamanho das páginas, mas não só. Costumam dizer que por exemplo o tamanho 8x8 é um miniálbum, mas eu particularmente não uso nestes termos. Eu acho que um miniálbum mais do que o tamanho das folhas tem também a ver com o número de folhas. Também eu acredito que tem a ver como a confecção. Por exemplo, eu faço cada página/layout separadamente e penso nelas separadamente e depois elas são colocadas num mesmo álbum que tem um assunto mais genérico, tipo sobre mim, ou a minha vida em 2013. Para mim, os miniálbuns são feitos pensando no todo, eu organizo as páginas juntas e tem um assunto mais específico, tipo a minha viagem a Barcelona, ou 10 coisas sobre mim.
miniálbum de aniversário


Como eu disse anteriormente, o scrapbook se popularizou nos Estados Unidos, e por isso muitas definições e palavras são usadas no inglês. Eu poderia traduzir scrapbook para livro de recortes, mas não é o termo mais usado. É claro que nem todo mundo sabe inglês, mas acho que ajuda muito aprender alguns dos termos usados em inglês. Eu vou tentar me expressar e usar os termos em português, mas confesso que como eu basicamente leio e frequento fóruns americanos, às vezes estou tão acostumada que esqueço que nem todo brasileiro ou português tem que saber estes termos.

Para terminar eu sugiro para quem quer começar procurar fóruns de scrapbook. Há diversos fóruns sobre o assunto em diversas línguas. O que eu sugiro é procurar e testar, no fim acabará por participar daquele que você se sente mais a vontade. Em Portugal o meu preferido é o PaperScrappers, no Brasil há tantos que eu não sei por onde começar, até porque aquele onde comecei de momento não está atualizado, mas serve para quem quer pesquisar, o Scrapbook Brasil. Além de aprender, estes fóruns é uma ótima maneira de conviver nem que seja virtualmente com pessoas do mesmo hobby e se inspirar nas outras pessoas que compõe o Fórum.

Espero que tenham gostado desta pequena explanação sobre alguns termos e medidas. Confesso há muito mais a aprender sobre isso, mas eu aqui só queria fazer uma pequena introdução sem ser muito chata. Agora se ficou interessada na matéria, na próxima semana eu tenho preparado um post com o que penso que você necessita para começar.


* smash: uma espécie de livro que pode funcionar também com um diário ou art journaling.

Para ver o primeiro artigo: Para quem quer começar.
Para ver o segundo artigo: Termos e Medidas.
Para ver o terceiro artigo: Materiais Essenciais e Necessários.
Para ver o quarto artigo: Scraplift e Sketch.


....................................

Hello English friends, today I have a Portuguese article talking about scrapbook for who want to start on scrapbook. Since have so much about it on English, but so little on , Portuguese, I want to contribute for spreading about scrapbooking on my mother language. Hope you understand, I came back next week with more inspiring things! See you!

janeiro 22, 2014

project life: novembro

Olá scrappers! Hoje eu venho com mais um pouquinho do meu project life de novembro. Como o de outubro, algo bem simples, só um tantinho a mais elaborado e muita diversão, mas rápida e prática no processo.



Hello scrappers! I have a spread from November, something simple, fast and furious. I am having so much fun without speading so much time with project life.

janeiro 17, 2014

scrapbook our stash #11: use numbers

Today's is my day on Scrap Our Stash's challenge.We have a sketch to inspiring and you must use premade numbers. Here is the amazing sketch you have to use:

Hoje é dia de desafio no blog Scrap Our Stash e para o desafio de hoje temos um sketch inspirador e você precisa usar números. Aqui está o sketch:



I don't know you, but I feel I have much number on my stash and I want to use them. For this challenge I want to do something different. I love romantic layouts, but since this picture of my niece it's so teen, I have to try something more colorful and modern. Numbers give a modern feel and combine with my message: time pass so fast that she needs to enjoy her time and remember this time of her life. 


Para este layout eu queria um look moderno e combinar os números para dar uma idéia de tempopassando, para um projeto sobre a minha sobrinha e esta idade bonita que é a adolescência.




Now be sure to head over to the Scrap Our Stash blog daily for more awesome inspiration and participate on the chalenge for a chance to win this month's prize! Loking forward to seeing your take on the challenge! 


Agora passe no blog Scrap Our Stash para sua cota de linda inspiração diária e participe do desafio para uma chance de ganhar o prémio do mês! Eu ansiosa para ver o que você criou com este desafio!

janeiro 10, 2014

scrapbooking: pra quem quer começar!

Você ouviu falar de scrapbook, fez uma pesquisa na internet e achou este post? Ou já começou e apenas quer ver o que tenho a dizer sobre o que você precisa para começar a arte. Esta semana eu começo uma série de oito que visa a quem está a começar – mas não só. Também mostra um pouco da minha visão do scrapbook, porque sim há diversas visões e ignorá-las é apenas dizer que só existe uma maneira de fazer scrapbook.



Então vamos começar pelo que é scrapbook, mas antes disso rapidamente passemos pela história, quem quiser se aprofundar nesta parte sempre pode procurar mais na net. Diz-se que a arte de scrapbook como conhecemos começou por volta do século XIX. A palavra scrap vem do inglês que significa recortar. O que as pessoas faziam eram recortar papéis e tecidos, e usar o que chamamos de memorabilia, objetos que tem conexão com factos como bilhetes de entrada do cinema, por exemplo, mapas, convites; e recortes de jornais e revistas para contar histórias sobre a sua vida. Naquela altura fotografia era um luxo, e raras, mas também serviam de ilustração daquele momento. É claro que com a popularidade da fotografia no século XX, ela passa a peça principal do scrapbook. 

O que atualmente chamamos de scrapbook é a arte de guardar memórias que incluem fotografia, journaling, que eu traduzo como história, em um álbum. Pensando assim, scrapbook é algo pouco abrangente, mais que inclui inclusive o que hoje chamamos de Project Life*. Se levarmos em consideração a intenção de guardar as nossas memórias, abrangemos ainda mais o conceito, incluindo neste caso as nossos perfis nas redes sociais como scrapbook. Concentremos então na forma de contar histórias, guardar as suas memórias, usando, na maioria das vezes, histórias, fotos e criatividade.                                                            

Se você adora fotografia, em algum momento pensou em coloca-las num álbum, e inclusive colocou lá a data que foram tiradas, quem aparece nas fotos e qual o evento daquelas fotos. Acontece que para mim scrapbook não é um álbum apenas de fotos que inclui lindas técnicas e materiais. Também tem uma história que fica mais longe do que a data e as pessoas que incluem. Pode ser um título que diz exatamente o que você quer, pode ser três linhas de uma mensagem ao seu filho, ou mesmo várias linhas de como você se sentiu quando visitou a primeira vez aquele lugar. Pode ser grande ou pequena, mas a história tem que está lá. As vezes visível, outras vezes escondida, mas ela está lá. Uma foto e um monte de papéis é lindo, prazeiroso de fazer, mas para mim nada difere dos álbuns com as datas de fotografia, scrapbook é o global.

Como eu disse este texto refere-se a minha visão do scrapbook, mas se não é a sua, não preste atenção. Se não tem uma visão do que é, mas gosta de tesoura, lindo papel e fotografia e caneta, junte-se e depois crie a sua própria definição no processo. O que eu acredito é que todo mundo que goste de fotografia e quer guardar suas histórias estão a fazer scrapbook, mas também a maioria do tempo quando me refiro a scrapbook, estou a dizer layouts ou páginas que fazemos com cada história recorrendo a várias técnicas e dicas de design, mas não se resume a isso a definição, mas é como eu pratico o hobby.



Deixemos a definição de lado, se procurou sobre scrapbook é porque de alguma maneira quer preservar as suas fotos e memórias. E claro, viu lindos layouts ou miniálbuns e talvez ficou imaginando que gostaria de fazer algo igual ou parecido, mas que não acha ser capaz. Eu vou recorrer durante esta série de artigo a minha história como scrapper** há quase cinco anos, e vou começar com uma. Eu sou um desastre em artesanato, educação artística ou artes em gerais.  Eu cheguei ao scrapbook por causa da fotografia, não pelo lado do artesanato. Digo isso porque vejo muita gente que chegou cá pelo lado artesanal da coisa e das técnicas e tal. Só para ter uma ideia, eu só tive As, Excelentes ou 10 em educação artística porque minha irmã fazia muitos dos meus trabalhos. Eu cheguei ao scrapbook pelo lado da fotografia, o artesanal e as técnicas aprendi depois. Algumas coisas de design aprendidas na faculdade até sabia por alto, mas só interiorizei quando cheguei ao scrapbook. O que eu quero dizer é que qualquer pessoa se quiser e tiver interesse pode fazer scrapbook. Você não precisa aprender as técnicas todas, não precisa comprar os materiais todos e não precisa saber tudo. Se praticar cada dia vai aprender uma coisa nova, e mais coisas, e mais coisas. O melhor de tudo, neste mundo de tentativa e erro vai se divertir e no processo ter um monte de histórias contadas para mostrar.

Antes de terminar este primeiro post da série eu só quero deixar uma coisa clara, as técnicas são apenas algo para nos divertir no processo, e a parte hobby da coisa do scrapbook que eu adoro. Não é essencial, mas é divertido, e é pra mim. Porque verdade seja dita quando a minha família vêem os meus álbuns com os meus trabalhos do início e os atuais, não focam na minha evolução e aprendizado das técnicas, focam na história e nas fotos, e acham os papéis coloridos muito bonito. Eu digo isso como uma forma de encorajar você a começar a criar, porque tão logo faça as primeiras páginas da sua família você só vai ouvir elogios. E termino este post por hoje, na próxima semana eu apresento um glossário básico para quem está a começar.


* Project Life é uma maneira mais simples de contar história, não precisando do recorte da tesoura, mas usando fotografia, memorabilia e journaling em protectores com bolsos, também chamado de Pocket Scrapbooking.
** scrapper: quem faz scrapbook



Hello English friends, for the next month I will have some Portuguese article talking about scrapbook for who want to start on scrapbook. Since have so much about it on English, but so little on , Portuguese, I want to contribute for spreading about scrapbooking on my mother language. Hope you understand, I came back next week with more inspiring things! See ya!

janeiro 08, 2014

project life: outubro

Olá scrappers! Com pouco tempo para scrap, a ideia é ser prática e por isso os meus "spreads" do project life estão saindo com maior velocidade. Aqui um pouquinho sobre o meu Outubro. Como podem ver, fotos, cartões e journaling.


Hello Scrappers! I am studing for a exam so much and right now I don't have so much time for scrapping. Anyway, sometimes I want having fun, but something fast, so I am doing more project life. Here is a spread about October, just picture, premade card and journaling. I love the color combination!

janeiro 03, 2014

scrap our stash #11: countdown challenge

Today is my reveal over at the new Scrap Our Stash challenge and I am so exciting for showing my layout! First of all, this challenge is so much fun totally inspiring by the new year! You have to use only 5 any kind of article, (for example 5 patterned paper), (4), (3), (2) and 1 (rubon) article for doing your layout! The one must be a rub-on.




Hoje é a minha participação no mais novo desafio do blog Scrap Our Stash e estou ansiosa para mostrar o meu layout! Mas antes eu tenho que dizer que este desafio é muito divertido! Totalmente inspirado no novo ano você precisa fazer uma contagem regressiva de artigos: 5 artigos, (4), (3), (2) e o 1 tem que ser rub-on! 





For this challenge I have a strategy. I have just my white cardstock and the countdown. Since I don’t have much rub-on I begin from there. I found an old blue circle rub-on from Studio Calico that I cut in half. With that in mind, I made my base with two patterned papers. I just need a title, and I have a thickers with the same color of the rub-on. It’s time for choosing a word with three, four or five letters or punctuation mark. Simple, I choose “boy!”, and it made four. Now time to embellish: three big Studio Calico vellum and five Amy Tangerine cupboard that helps with my title. My layout it’s almost done, i just need journaling. So: (5) chipboard (4) thickers (3) vellum (2) patterned paper (1) rub-on! Now it’s your turn, if you are in trouble it’s time for a strategy!

Para o meu project eu usei uma estratégia. Com apenas a minha cartolina branca, todos os outros artigos tinham quer ser da contagem. Eu comecei pelo rub-on, já que era imprescindível e eu não tinha muitos. Escolhi um círculo redondo azul que cortei em dois. Com este artigo já separado, eu fui escolher os papéis estampados que iriam usar para completar a minha base: dois. Agora era hora de escolher o título! Uma palavra que tivesse 3, 4 ou 5 caracteres, claro que sendo uma foto do meu sobrinho a palavra boy veio a mente com uma exclamação, quatro. Hora para enfeites e para este desafio pode escolher enfeites bem grandes: 3 enfeites em papel vegetal do Studio Calico e 5 enfeites em papelão da coleção da Amy Tangerine. E meu layout está quase pronto, só faltando o meu journaling. Então(5) chipboard (4) thickers (3) papel vegeral (2) papel estampado (1) rub-on! 





Now be sure to head over to the Scrap Our Stash blog daily for more awesome inspiration and participate on the chalenge for a chance to win this month's prize! Loking forward to seeing your take on the challenge! 


Agora passe no blog Scrap Our Stash para sua cota de linda inspiração diária e participe do desafio para uma chance de ganhar o prémio do mês! Eu ansiosa para ver o que você criou com este desafio!

janeiro 02, 2014

Novo ano, one little word e novidades por este mês

Olá Scrappers, 2014 já chegou e espero que todos tenham entrado com pé direito. Por aqui no blog pelo menos este mês as coisas ficaram mais calmas. Eu venho postando três vezes por semana porque estou loucamente estudando para um teste que deve acontecer no dia 12. Eu preparei aqui alguns posts pra vocês!  Estarei com trabalhos do Scrap Our Stash, artigos sobre scrap e outras coisitas mais. Espero que gostem!

Para 2014, eu escolhi uma palavra inspirada pelo "One Little World" da Ali Edwards. 2013 para mim foi um ano de muita espera, por isso acho o que eu preciso neste ano é objetivo, próposito, por isso que escolho a palavra FOCO, que é:

1. Ponto onde se concentram os raios luminosos que passam por uma superfície transparente.
2. Ponto de convergência ou donde saem emanações. = CENTRO
3. Ponto ou lugar onde se concentram certos factos ou fenómenos. = CENTRO, SEDE
4. Candeeiro que concentra a luz num feixe estreito e que se pode orientar em várias direcções.
5. Ponto ou espaço onde se concentra um feixe de luz.
6. Lugar onde arde o combustível nos fornos. = FOGALHA


Eu gosto da ideia de colocar a mim neste ponto de convergência, imaginá-lo e ir de encontro a ele. Também quero dedicar-me um pouco a aprender fotografia, e foco aí é importantíssimo. Ainda não sei o que foi fazer com a minha pequena palavra, mas queria já deixá-la registrada no meu blog. E antes de terminar deixo aqui um pedacinho do que vem por aí!

Hello scrappers! This month I am so busy with a exam, so I prepared some post for you. I have during this month some articles, SOS challenge and another things three days a week. Hope you enjoy!

For this begining of the year, I also choose my word for 2014: FOCUS. I want purpose, a clear and visual direction, seing more clearing, adapting to the light, concentrating on one thing at the time, the center. I don't know what I will do with, but I want registrated on my blog. See Ya!

Mensagens populares