setembro 07, 2012

princípios e elementos do design: contraste

Olá scrappers! Hoje eu vou falar sobre mais um princípio do design, e aquele que eu mais gosto, contraste. Muitas pessoas dizem que não gostam da diferença, mas é a diferença que destaca uma coisa da outra. É este elemento diferente que é o contraste das nossas páginas, e é este elemento contrastante que vai se destacar.

Porque eu adoro contraste, porque é ele que adiciona interesse e faz com que nós vemos aquele elemento rapidamente. Além disso é uma maneira de enfatizar o que queremos, e pode guia os olhos de quem ver a página.

Quer saber como conseguir contraste nas suas páginas, aqui vai algumas delas:

TAMANHO:
Não é pelo tamanho ser grande do elemento, mas por ser diferente dos outros elementos. No layout abaixo, a foto destaca-se não só por ser grande, mas porque há uma grande espaço vazio no background.




Como no layout Friends, o espaço maior para o título, acaba oferecendo contraste sob o resto da página.


COR:
Eu adoro cores, e é uma das maneiras mais legais de dar contraste aos elementos da página. Primeiramente você deve se familiarizar com a roda das cores.



Só para fazer uma introdução do assunto, deve se saber que as CORES ANÁLOGAS são as cores vizinhas e as CORES COMPLEMENTARES são as cores opostas. Por exemplo, o azul é uma cor análoga ao verde, e por isso combinam designs serenos e confortáveis. Já o laranja é uma cor complementar ao azul e cria um design mais vibrante. 


No layout acima a foto se destaca por causa do contraste entre o céu azul da foto com o papel amarelo. 

Mais há muito para se falar de cores e do destaque de uma cor sob a outra. Por exemplo, as cores quentes (laranja, vermelho, amarelo) brilham mais do que as frias (azul, verde, violeta).

Neste layout, Remember, apesar do layout ser todo em cores quentes, mais vibrantes, a foto se destaca, por ser totalmente preto/branco com destaque no preto.



Outras maneiras de contrastar é diferenças de formas, por exemplo, um rectângulo no meio de vários quadrados, ou, no título, usar diferentes letras/tipografia.

É sempre importante lembrar, que adicionar muito contraste acaba por tornando a página confusa, porque acaba por nada se destacar. Por isso pense no elemento que quer destacar (foto, título, journaling, enfeite) e concentre-se neste elemento.

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Na próxima quinzena voltamos com Equilíbrio. Um bom fim de semana e até a próxima!


2 comentários:

abusybee - DoubleClick Connections disse...

Great lay-outs! Love the colors and all your sweet details!

nada disse...

Thank you, Carri!

Mensagens populares