setembro 15, 2012

meu estilo agora!

Eu não sei se é uma preocupação de toda a scrapper, mas eu sempre busquei perceber as coisas que gosto de fazer  e usar em scrap, definir um estilo. E se um estilo pode ser algo bastante característico ou menos determinante, eu pelo menos vejo quais são os caminhos que eu uso ao fazer alguma página. E basicamente perceber qual é o meu estilo, que para mim significa o que eu acredito que seja a minha maneira de fazer, e aquela que não é.

Por que eu acho tão importante definir-me no scrap. Acho que é aquela maneira de economizar tempo - porque se você sabe o que gosta e como o fazer chega lá muito mais tempo - e dinheiro - comprando coisas que você sabe que vai usar - e, principalmente, a cada novo layout olhá-lo e gostar do que ver. Não é que gosto de cada página igualmente, mas depois de terminada sempre olhar com certa satisfação ao que eu faço, mesmo que ninguém mais gosta. Isso para mim é definir o meu estilo.




Ultimamente acho que descobri muitas coisas que gosto em scrapbooking. E vou explicar como eu o fiz, talvez vocês também podem tentar fazer o mesmo.
Primeiramente selecionei alguns layouts (25 ao todo), mais novos e antigos, num grid e depois, com este tamanho reduzido, fiquei analisando-os, semelhanças, entre eles. Se você está começando e não tem layouts, pode selecionar alguns de outras scrappers e tentar analisar as semelhanças entre eles.
 Percebi que:
1.  CANVAS: 68% da base dos meus layouts preferidos são em branco ou creme, quando muito papéis com estampas suaves.
2. TÍTULO: fica sempre junto a foto em quase 100 % dos meus layouts e gosto de misturar (68%) duas fontes no meu título que em geral não é muito grande, duas palavras máximo (76%).
3. JOURNALING: pode ser em bloco num papel vegetal (20%) ou em tiras (40%).
4. FOTOS: eu gosto de trabalhar com uma foto com tamanho superior há 3x5 (76%), mas que até tenho trabalhado com menores (16%), mais de uma, nos últimos tempos, e gostado. Elas podem ser preto e branco (52%) ou coloridas (48%).
5. TÉCNICAS:  eu uso costura, mas apenas para dar um detalhe e textura as layouts, não sendo parte principal (60%).
6. ENFEITES: Gosto de círculos e eles podem estar em gotas de mist ou aquarela, em botões, brads, strass, doilies, ou qualquer coisa em forma circular (92%); e também adoro uma borda em papel nos cantos do background (52%);
7. CORES: Uso basicamente cores suaves com uma pitadinha duma cor que mais destaca.
8. TAMANHO: Em geral gosto do 12x12, mas sou uma apaixonada ocasional do 11x8.5 ou a4;
9. ESTAMPAS: principalmente gráficas, tipo listras e chevron, mas também flores;
10. ADORO: mix de papéis estampados a compor gráficos ou misturados.

Após estas considerações, eu possa focar nestas coisas que me interessa, e aquelas que eu vou descobrindo no caminho, vou usando uma vez, duas, três, até que acabo incorporando no meu estilo.



Nenhum comentário:

Mensagens populares